Consórcio ou Financiamento: Qual será a melhor opção?
Voltar para o blog

Consórcio ou Financiamento: Qual será a melhor opção?

Quem está à procura de um imóvel e não tem dinheiro para comprá-lo à vista se depara com duas opções: consorciar ou financiar.
 
Mas afinal, o que é mais indicado, fazer consórcio ou financiamento? Vamos descobrir juntos neste blog que a Pedó preparou com as vantagens e desvantagens de cada opções, além dos tipos de financiamentos disponíveis no mercado imobiliário.
 
Vantagens do Consórcio:
Analisando do ponto de vista financeiro, o consórcio imobiliário oferece as opções mais em conta, com menores taxas. Ao invés dos juros, seus custos envolvem fundo de reserva, taxa de administração e correção das parcelas pelo Índice Nacional dos Custos da Construção Civil (INCC). Também não há oscilação de valores e não é necessário se dar uma entrada na compra do imóvel, dependendo da modalidade do consórcio.
Desvantagens do Consórcio:
O consórcio é para quem não tem pressa, pois caso o participante do grupo seja contemplado apenas no final do contrato, o prazo para o bem ficar disponível pode demorar certo tempo. De fato, o consorciado pode demorar até ser contemplado, portanto, saiba que, participar de um consórcio é estar condicionado a prazos mais longos. Outra desvantagem é que existem certas penalidades para quem atrasa o pagamento do consórcio e se você, por ventura, sofrer alguma instabilidade financeira, desinteresse ou motivos que te façam desistir do contrato, sofrerá as devidas consequências como a perda do crédito.
Existem diferentes forma de participar de um consórcio. Na Pedó, por exemplo, oferecemos as opções carta de consórcio e carta de consórcio contemplada para imóveis.
Vantagens do Financiamento:
O financiamento imobiliário é considerada a melhor escolha para quem tem urgência em adquirir um imóvel. Sendo assim, o financiamento tem como principal vantagem a agilidade, pois assim que o valor é aprovado, o dinheiro é liberado para o imóvel ser adquirido.
Por exemplo, o financiamento via Minha Casa Minha Vida (MCMV) consiste em financiar um imóvel de até R$140.000, no caso do imóvel estar localizado em Lajeado. Atualmente a linha de crédito do MCMV financia até 80% do valor do imóvel com taxas de juros mais acessíveis e que podem variar de acordo com a renda.
Outra vantagem é o subsídio dado pelo Governo Federal que também varia conforme a renda. O Programa MCMV se enquadra somente para pessoas que não têm nenhum imóvel registrado em seu nome. Recebendo cerca de R$1.300,00 já é possível se conseguir um financiamento imobiliário e adquirir o próprio imóvel.
Além disso, o financiamento através do MCMV oferece as menores taxas de juros do mercado, variando de 5,0% a 6,5%, ao ano, conforme a renda
Desvantagens do Financiamento:
Um ponto fraco do financiamento é que os juros normalmente são maiores do que no consórcio. Além da taxa cobrada pelo banco, existem dois seguros obrigatórias que vêm incluídos na taxa do financiamento: Morte ou Invalidez Permanente (MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI). A burocracia para financiar um imóvel é maior do que a de um consórcio e a necessidade se dar uma entrada na compra do imóvel também são vistos como desvantagens na hora de financiar.


Também cabe citar que, além do financiamento através do Programa Minha Casa Minha Vida, existem outras duas formas de financiar um imóvel. O financiamento Pró-Cotista oferece uma taxa intermediária entre o Programa MCMV e o financiamento SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), mas os recursos liberados são limitados e normalmente se esgotam até a metade do ano. Já para aqueles que têm um imóvel registrado no nome, ou rendas superiores ou pretendem comprar um imóvel de valor mais alto e mesmo assim querem fazer um financiamento imobiliário, a opção é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) que geralmente oferece taxas que variam de 9,4% até 10,5% ao ano.
 
Mateus Pedó, proprietário da Pedó Imóveis diz que “é comum em muitos casos as pessoas aguardarem as instituições financeiras terem recursos disponíveis para adquirirem um imóvel através do financiamento Pró-Cotista que oferece uma taxa intermediária entre o MCMV e o SBPE”.
 
Pare, pense e avalie as vantagens e desvantagens entre consórcio e financiamento.
 
Mas sempre lembre-se de não assinar nenhum contrato sem pensar, questionar e calcular as condições. Se preferir, tire suas próprias conclusões. É importante lembrar de revisar muito bem os contratos e ter claro o seu propósito e planejamento de vida.
 
Está pensando em adquirir um imóvel e ficou com mais alguma dúvidas sobre qual é a melhor opção para você? A boa notícia é que você não está sozinho nessa difícil decisão! A Pedó Imóveis possui profissionais capazes de te auxiliar em todo o processo de compra de um imóvel. Deixe um comentário abaixo que vamos lhe ajudar a decidir se, no seu caso, é melhor fazer um consórcio ou financiar a compra de um imóvel.

Outros posts

  1. Descubra definitivamente qual é a diferença entre loft, studio, kitnet e JK

    Descubra definitivamente qual é a diferença entre loft, studio, kitnet e JK

    Você sabe qual é a diferença entre esses quatro tipos de apartamentos? NÃO? Então descubra a resposta neste breve artigo que a Pedó Imóveis traz a você. O fato é que os imóveis estão...

  2. 6 Dicas para Organizar Sua Mudança

    6 Dicas para Organizar Sua Mudança

    Se você entra em pânico só de ouvir em falar de mudar de endereço, continue com nós. Iremos lhe dar dicas de como organizar uma mudança evitando a dor de cabeça que tantas pessoas passam ao...

  3. 6 Ótimos Motivos para Investir em Imóveis

    6 Ótimos Motivos para Investir em Imóveis

    Os investimentos imobiliários são uma das formas mais tradicionais e seguras de se investir. Seja empreendimentos em construção, salas comerciais, terrenos, loteamentos, condomínios ou até...

Pedó Imóveis

51 3729-8505
Plantão de Vendas
51 98329-0600
Plantão de Aluguel
51 98292-0410
Plantão de Aluguel
51 98168-6400

Pedó Imóveis

Plantão de Vendas
51 98329-0600
Plantão de Aluguel
51 98292-0410
Plantão de Aluguel
51 98168-6400
|