Minha Lajeado
Voltar para o blog

Minha Lajeado

    O Minha Lajeado é, antes de tudo, uma celebração à nossa abençoada cidade e a boa gente que aqui pertence. Do nosso patrono Fialho de Vargas até um recém nascido nos leitos do Hospital Bruno Born, são pessoas que vivem e viveram na nossa tão amada cidade.
    Confira abaixo uma breve história sobre o que era e o que é a cidade de Lajeado.
    O nome, Lajeado, é uma referência aos lajeiros (pisos cobertos por lajes) por onde, no passado, as águas do Rio Taquari e do Arroio do Engenho formavam cascatas.
  O fundador e patriarca de Lajeado foi Antônio Fialho de Vargas. As terras do local foram inicialmente comercializadas pela imobiliária Batista Fialho & Cia.
    Em 26 de janeiro de 1891 foi criada a Vila de Lajeado. Mas só em 20 de dezembro de 1939, a Vila de Lajeado foi elevada à categoria de cidade. Apesar disso, Lajeado comemora seu aniversário em 26 de janeiro de cada ano.
    Com uma população superior a 80 mil habitantes, Lajeado se destaca no Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul, sendo considerada a “Capital do Vale”. Estima-se que o Vale do Taquari tenha uma população superior a 350 mil habitantes.
    Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,778, Lajeado é a uma das cidades com melhor qualidade de vida do estado. De acordo com o ranking da FIRJAN de cidades mais desenvolvidas do Brasil, Lajeado ocupa a 13ª posição, sendo a primeira do Rio Grande do Sul. A cidade também é apontada como a 7ª melhor cidade para se viver após os 60 anos em cidades entre 50 e 100 mil habitantes, ocupando o primeiro posto dentre os municípios gaúchos, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
    Predominam na região as etnias alemãs e italiana que colonizaram o local no fim do século XIX. Porém, também cabe mencionar que houve, em menor escala, uma colonização de luso-brasileiros e, mais recentemente, a região passou a receber uma maior quantidade de imigrantes e refugiados.
    O Plano Diretor, Lajeado 2040, projeta o município para o futuro. Ele servirá para estruturar os bairros, a fim de diminuir o afluxo de pessoas para a região central. Mas além disso, também há a intenção de se estimular a ocupação do antigo Centro da cidade.
    Enfim, Lajeado é uma cidade completa. Mas melhor do que isso, é um município em constante transformação. É um polo de investimento e geração de trabalho, mesmo no interior do Rio Grande do Sul. Tem belas paisagens e é banhado pelo Rio Taquari.
    É aqui que se localiza a Universidade do Vale do Taquari que reúne milhares de mentes pensantes todos os dias. Sem sombra de dúvidas, Lajeado é um potência. É terra da ametista e tem uma população sonhadora e trabalhadora que se orgulha do município que construiu durante mais de 100 anos.

    Enfim, nossa intenção com o “Minha Lajeado” é valorizar a nossa bela cidade e divulgá-la para o maior número possível de pessoas. Queremos enaltecer os bairros, dar dicas sobre o turismo regional e também participar mais ativamente da comunidade lajeadense.

    Continue acompanhando a Pedó e saiba sobre as ações que envolvem a campanha "Minha Lajeado".
 

Outros posts

  1. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  2. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

  3. Quero alugar um imóvel e agora?!

    Quero alugar um imóvel e agora?!

    Pensando em morar sozinho ou juntar as escovas de dentes? Quem sabe até mesmo trocar de imóvel ou localização? Sabemos que nem sempre é fácil encontrar o imóvel ideal para alugar, mas nós vamos te da...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.