Bairro Universitário
Voltar para o blog

Bairro Universitário

    O nome, Universitário, como se pode imaginar, se deve à influência da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O bairro abrange boa parte do câmpus da Universidade que, em 2019, completou 50 anos.

    Mas além da Univates, no Universitário também se localiza uma unidade do SESI (Serviço Social da Indústria), o Hotel Recanto, a One Clube, a Società Italiana Tutti Fratelli e a Andrea Feine, que são pontos importantes do bairro. Além disso, já existem dois postos de gasolina à disposição dos moradores e um em construção.

    Mais próximo da Univates, é onde existe um movimento mais intenso, principalmente de quem frequenta a instituição de ensino. O Padríssimo, o Pit Stop, o Diretora e a Red Container são os locais que se destacam.

    Um fato curioso sobre a Univates é que ela, com mais de meio século de história, já colecionou diversos nomes. Inicialmente, em 1964, foi chamada de Apeuat (Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari), localizada ainda no Colégio São José, atual Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho), no Centro.  Depois passou a se chamar FATES (Fundação Alto Taquari de Ensino Superior) e em seguida, UNIVATES.

    Atualmente a instituição continua sendo popularmente chamada de Univates, mas no ano de 2017, lhe foi concedido o título de Universidade e a Univates passou a se intitular como Universidade do Vale do Taquari. Hoje o câmpus tem mais de 20 prédios e é considerado um dos mais modernos do país. O Centro Cultural Univates se destaca pela sua bela arquitetura, onde situam-se a Biblioteca e o Teatro.

    Dentro do câmpus, ainda no Universitário, existe uma agência bancária do Sicredi e caixas eletrônicos. Em 2018 também se instalou no câmpus uma unidade expressa da Quiero Café, a Quiero Café Express.

    Resumindo, o bairro Universitário é um bairro completo e em constante ascensão. É visível o aumento da quantidade de construções, principalmente de prédios residenciais perto da Univates, na Avenida Avelino Talini, importante via do bairro. Aliás, outra via importante, que corta o bairro, é a Senador Alberto Pasqualini.

    Enfim, o Universitário é aconselhado para quem gosta de um bairro mais agitado e com um público mais jovem. O local é bastante procurado por estudantes que frequentam a Univates. Existe uma maior oferta de imóveis para alugar, mas imóveis à venda também não faltam, principalmente mais afastados da Univates.

    Quer saber se o Universitário se encaixa no que você está procurando? Solicite mais informações sobre os imóveis disponíveis nesse bairro.

Outros posts

  1. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  2. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

  3. Quero alugar um imóvel e agora?!

    Quero alugar um imóvel e agora?!

    Pensando em morar sozinho ou juntar as escovas de dentes? Quem sabe até mesmo trocar de imóvel ou localização? Sabemos que nem sempre é fácil encontrar o imóvel ideal para alugar, mas nós vamos te da...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.