Bairro Hidráulica
Voltar para o blog

Bairro Hidráulica

    Preparado para conhecer mais um dos tradicionais bairros de Lajeado? Chegou a vez de falar do bairro Hidráulica, um dos mais antigos da nossa cidade. Continue com a gente e saiba mais sobre o local.

    Sabia que, muito antigamente, o Hidráulica era considerado um subúrbio? Isso mesmo! Por incrível que pareça, o bairro era popularmente conhecido, em alemão, como “Negerberg”, que, em português, significa “Morro dos Negros”. Confere só toda a história.

    Tudo iniciou no ano de 1862, quando o fundador e patriarca de Lajeado (Antônio Fialho de Vargas) tinha em torno de 30 escravos e destinou um grupo deles para preparar a infraestrutura da represa e do engenho, onde hoje está localizado o Parque do Engenho, ao lado do Clube Tiro e Caça (CTC) e atrás da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA).

    Cabia a eles realizar o serviço pesado daquele que foi considerado o primeiro complexo industrial e comercial de Lajeado, sob a direção do engenheiro Luís Jaeger. Apesar disso, relatos dão conta de que Fialho de Vargas tratava bem os seus escravos, sem acorrentá-los em senzalas.

    Os então escravos, após o término da obra, construíam seus casebres ao lado da construção e por ali ficaram, sob a permissão de Fialho de Vargas, mas sem que recebessem títulos de propriedades desses lotes. A população negra não tinha ruas abertas para acessar suas moradias e como não pagavam impostos, também não recebiam assistência dos poderes públicos. Resumindo, não existia nenhuma infraestrutura urbana para os que ali habitavam.

    Com o perímetro urbano se ampliando, os então proprietários das terras foram obrigados a deixar seus espaços, não tendo nem mesmo um título de propriedade. A prática jurídica dificultava ao negro o direito do usucapião. Com isso, muitos venderam seus lotes a preços baixíssimos, pois não tinham recursos para pagar a sua parte na urbanização do bairro.

    Um dos descendentes de escravos que mais se destacou foi Moisés Cândido Veloso, que deu origem à denominação de Vila Moisés. Inclusive hoje existe uma escola no bairro que possivelmente lhe homenageia em seu nome, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Moisés Cândido Veloso.

    O ano de 1957 movimentou o bairro. Uma equipe da Secretaria Estadual de Obras estava construindo a Hidráulica, um complexo moderno, com entrada imponente, escritório e laboratório para a instalação de uma caixa d’água, possivelmente onde hoje se localiza a sede da CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento) de Lajeado.

    No ano seguinte, em 1958, o bairro Hidráulica foi solenemente inaugurado, durante o governo municipal de Mário Lampert, e passou a fornecer, na época, cerca de 2.300 m³ de água potável por dia.

    Cada uma das moradia, inicialmente padronizadas, foram alterando sua fachada, ampliando e modernizando seu espaço físico com o passar do tempo. O Hidráulica é hoje um dos melhores bairros de Lajeado. É um local cheio de história, pertinho do Centro da cidade.

    É no Hidráulica que se localiza boa parte do já mencionado Parque do Engenho, que faz divisa com o bairro Americano e preserva um pouco de natureza no espaço urbano da nossa cidade. Logo ao lado, subindo pela Rua Lothar Felipe Christ, se localiza um dos mais tradicionais clube do Rio Grande do Sul, o Clube Tiro e Caça (CTC), com mais de 100 anos de história. O CTC é berço daquela que é considerada “A Maior Festa Temática do Sul do País”, a Festa à Fantasia de Lajeado.

    Com o passar dos anos, o bairro soube modernizar os estabelecimentos das suas vias mais movimentadas, mas também preservou um clima mais tranquilo nas ruas transversais. Cabe mencionar locais únicos do bairro como a Fruteira Hidráulica, a Bufalera, o Minato Mirai Sushi, o Sushi Nakombê, a Florense, a Revitaleve Farmácia e Manipulação, o ABC Lajeado, a Churrascaria Boi e Brasa, a Casa das Fechaduras, a Apomedil, a Top Travelling Viagens e Turismo, a Viajefacil.net, a Vovolar, a Vie Flores, a Academia Bioteam, a Champs Elysees Peugeot, a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), a Conpasul, a Bebidas Fruki, a Vidraçaria Lajeadense e o já mencionado, Clube Tiro e Caça (CTC).

    Pelo Hidráulica não passam grandes avenidas, mas as ruas Bento Rosa, Lothar Felipe Christ e 17 de Dezembro são vias importantes da região. São principalmente nelas que se concentram os estabelecimentos citados acima. Por último, mas não menos importante, vale ressaltar que o Hidráulica também é dividido por um trecho da BR-386 e existe uma ponte seca na Rua Bento Rosa que facilita o trânsito de uma lado para o outro do bairro.

    Enfim, nota-se que atualmente o Hidráulica é considerado um dos melhores bairros da cidade de Lajeado. Conforme o Censo de 2010, certamente o local têm mais de 2 mil habitantes residindo na região. O Hidráulica é um bairro que surpreende pela sua riquíssima história e que enriquece o patrimônio histórico e cultural da nossa querida cidade.

    Hoje o bairro é bastante valorizado e mescla espaços comerciais e residenciais. Existem prédios para todos os tipos e gostos. Os imóveis costumam ter um valor mais elevado por serem extremamente próximos à região central. Há pouca oferta de terrenos por conta da crescente densidade demográfica do Centro, que vem se expandido.

    Ficou surpreso com todas essas informações? Tem mais alguma dúvida? Faça sua pergunta à Pedo! Será um prazer lhe ajudar a conhecer melhor sobre o bairro Hidráulica.

Outros posts

  1. Descubra definitivamente qual é a diferença entre loft, studio, kitnet e JK

    Descubra definitivamente qual é a diferença entre loft, studio, kitnet e JK

    Você sabe qual é a diferença entre esses quatro tipos de apartamentos? NÃO? Então descubra a resposta neste breve artigo que a Pedó Imóveis traz a você. O fato é que os imóveis estão...

  2. Consórcio ou Financiamento: Qual será a melhor opção?

    Consórcio ou Financiamento: Qual será a melhor opção?

    Quem está à procura de um imóvel e não tem dinheiro para comprá-lo à vista se depara com duas opções: consorciar ou financiar.   Mas afinal, o que é mais indicado, fazer consórcio ou...

  3. 6 Dicas para Organizar Sua Mudança

    6 Dicas para Organizar Sua Mudança

    Se você entra em pânico só de ouvir em falar de mudar de endereço, continue com nós. Iremos lhe dar dicas de como organizar uma mudança evitando a dor de cabeça que tantas pessoas passam ao...

Pedó Imóveis

51 3729-8505
Plantão de Vendas
51 98329-0600
Plantão de Aluguel
51 98292-0410
Plantão de Aluguel
51 98168-6400

Pedó Imóveis

Plantão de Vendas
51 98329-0600
Plantão de Aluguel
51 98292-0410
Plantão de Aluguel
51 98168-6400
|