Bairro Olarias
Voltar para o blog

Bairro Olarias

    O que você sabe sobre o bairro Olarias? Pois ele compõe o território mais a noroeste em relação ao Centro de Lajeado e apesar de ser mais um dos quase trinta bairros da nossa cidade, tem uma história única.

    O nome, Olarias, é uma referência aos locais destinado à produção de objetos que utilizam o barro ou argila como matéria-prima. Apesar do nome ser no plural, o bairro teve apenas um único oleiro, Jacó Berwig Filho, que foi o primeiro e o único a se dedicar a essa atividade.

    Já a primeira entidade religiosa que se organizou no bairro foi a Comunidade Evangélica, ainda no final do século  XIX. Da Comunidade Católica Nossa Senhora Aparecida se desmembrou a de São José Operário. A primeira festa no novo prédio do Salão da Comunidade, ainda em construção, aconteceu em 12 de março de 1989 e as obras foram concluídas somente no ano seguinte, em 1990. Um novo Núcleo Católico se organizou em 1991, nas dependências do Esportivo Clube Olarias.

    Hoje o bairro, além de ter uma praça, tem uma lagoa natural, oriunda de uma vertente de água, situada na Rua Paulo Emílio Thiesen.

    É no Olarias que se localizam estabelecimentos como o Scooby-Doo Lanches, o Supermercado Olarias, a P&L Bazar e Papelaria, o Buda's Delivery, a Vida & Farma, a Redemac Mezzacasa, o Country Clube, o Guinchos da Rota, a Vidraçaria Krämer, o Posto Augusti, a Farmácia Olarias e entre tantos outros pontos importantes.

    Também é no Olarias que se localiza o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) que é uma instituição pública federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação. Atualmente o IFSul conta com mais de dez unidades em atividade em todo o estado e, em Lajeado, foi inaugurado no ano de 2017.

    Próximo ao IFSul de Lajeado se localiza o campo do Olarias, onde até hoje existe o prédio do Clube Esportivo Olarias. Acredita-se que esse local tenha mais de 80 anos.

    Além disso, o bairro conta com uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a EMEF Nova Viena, ao lado da já mencionada lagoa.

    A via com mais movimento é Rua Paulo Emílio Thiesen que se transforma em Rua João Goulart, na metade do bairro. Pelo Olarias também passa um trecho da BR-386 que serve como limítrofe entre o bairro Montanha.

    O bairro é considerado um pouco distante do Centro do município, mas a existência de um discreto comércio na região compensa essa desvantagem. No Olarias existe uma predominância de terrenos e espaços para futuros loteamentos. O bairro é ideal para quem busca um imóvel mais em conta e gosta de tranquilidade. Também existem boas opções de apartamentos em empreendimentos como o Terracota Residence, que se destaca na paisagem do bairro.
    Quer conhecer mais sobre o Olarias ou têm dúvidas específicas sobre o bairro? Fale com a Pedó! Será ótimo poder lhe ajudar. Conte com nós no que precisar!

Outros posts

  1. Vamos pedalar juntos pela Minha Lajeado?

    Vamos pedalar juntos pela Minha Lajeado?

    Pedalar está super em alta e também traz vários benefícios para a sua saúde, como: melhora da resistência, aceleração do metabolismo, reduz colesterol, ajuda a regular a pressão e também diminui o str...

  2. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  3. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.