Bairro Moinhos D'Água
Voltar para o blog

Bairro Moinhos D'Água

    A denominação do nome do bairro como Moinhos D'Água, foi para atender as reivindicações dos moradores da área, onde antigamente, existiam diversos moinhos que eram movimentados pelas águas do Arroio Saraquá. Infelizmente pouco ou quase nada desse passado foi preservado. Relatos dão conta de que as pessoas, no passado, inclusive se banhavam no Saraquá.

    A título de curiosidade, cabe explicar que, um moinho de água, ou azenha, é um mecanismo capaz de aproveitar a energia cinética da movimentação de águas para moer grãos, irrigar arrozais, drenar terras alagadas e até gerar eletricidade.

    A a Comunidade Católica São José iniciou a construção da sua capela em fins de 1988, inaugurando-a cerca de dois ano depois, em 1990. O local continua existindo até hoje, em frente ao Racho 9 Manos, conhecida como a “casa dos cataventos”.

    A Rua Carlos Spohr Filho e a Avenida Benjamin Constant são as vias mais importantes e movimentadas do bairro. A “Spohr Filho” também é a ERS-413, que passa por São Bento e interliga Lajeado a cidade de Santa Clara do Sul. Já a “Benjamin” serve de limítrofe entre os bairros Moinhos D'Água, Bom Pastor e Conventos.

    O bairro é predominantemente residencial, os poucos estabelecimentos no local são: o Supermercado RG, o Mercado Battisti, a Padaria e Minimercado Moinhos D'Água e a Tecnivale. Porém, com a ampliação da Av. Benjamin Constant até Conventos, o acesso a estabelecimentos em outros bairro foi facilitado.

    O Moinhos D'Água conta com uma Escola Municipal de Ensino Infantil, a EMEI Jeito de Criança, e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, a EMEF São João.

    No bairro também funciona o Jardim Botânico de Lajeado, com uma área de 26 hectares destinada à conservação ambiental e educação. O local possui diversas coleções botânicas, horto medicinal e florestal, alameda dos ipês-amarelos, trilhas e até uma cascata.

    É justamente o Jardim Botânico que faz o Moinhos D'Água se diferenciar dos outros bairros de Lajeado. O local é sinônimo de tranquilidade. Quem escolhe morar aqui, pode desfrutar de bons momentos em um ambiente mais calmo e nem tão distante do Centro da cidade de Lajeado.

    Quer tirar uma dúvida sobre o bairro Moinhos D'Água? Escreva para nós! Será um grande prazer poder lhe ajudar. Conte com nós para o que precisar. Estamos à disposição, sempre.

Outros posts

  1. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  2. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

  3. Quero alugar um imóvel e agora?!

    Quero alugar um imóvel e agora?!

    Pensando em morar sozinho ou juntar as escovas de dentes? Quem sabe até mesmo trocar de imóvel ou localização? Sabemos que nem sempre é fácil encontrar o imóvel ideal para alugar, mas nós vamos te da...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.