Planejamento: a chave para quem quer comprar imóvel
Voltar para o blog

Planejamento: a chave para quem quer comprar imóvel

Pelo alto valor investido ao comprar imóvel, seguir um planejamento vai tornar essa compra mais próxima da realidade. Adotar um planejamento inteligente dos recursos – próprios e familiares – é dar um passo decisivo para conquistar o novo lar.

Preste atenção às 5 atitudes inteligentes a assumir para conquistar seu imóvel:

1. Cortar despesas

Ter o objetivo de comprar imóvel exige muito senso de prioridade. Deixar de lado algumas despesas por um bem maior pode ser necessário. O conforto e a tranquilidade que virão dessa escolha, certamente serão compensadores.

Sendo assim, reflita sobre suas despesas, e o que for possível cortar, corte. Assim, você juntará mais dinheiro para investir na compra de uma cota de consórcio, ou fazer um financiamento.

 2. Não contrair dívidas

Fugir das dívidas mensais é um bom jeito de se preparar para comprar imóvel. Ao deixar de comprometer sua renda com o pagamento de compras parceladas, você ficará livre para assumir as parcelas de um consórcio imobiliário ou financiamento.

E, o hábito de economizar, quando incorporado ao cotidiano, pode resultar no dinheiro necessário ao lance que colocará a chave do seu imóvel novo na mão.

3. Programar as compras ou fazê-las à vista

Além dos parcelamentos comprometerem sua renda mensal, eles fazem você gastar muito mais com as compras, pois sobre o valor de um produto parcelado incidirão juros e correções. Dependendo da época, o preço que você paga dividindo uma compra em parcelas termina sendo o de 2 produtos iguais, pagos à vista.

Fique atento: faça compras programadas vale muito pensar em fazer um consórcio, já que ele possibilita adquirir produtos de valor significativo pelo preço à vista, ou compre somente quando estiver de posse do valor total do bem desejado.

4.  Viver de acordo com os ganhos

Viver de acordo com os ganhos é deixar de lado qualquer forma de adiantamento: cartões de crédito, cheque especial, empréstimos pessoais. Usar essas “facilidades” sai caro, e pode até acabar com seu planejamento para comprar imóvel.

Lembre-se sempre que o segredo para juntar patrimônio é gastar menos que você ganha!

5. Manter o foco

Tentações de consumo existem, e são muitas. Para quem está planejando a compra de um imóvel, escapar delas significa permanecer no caminho certo. E, para evitar cair em armadilhas de consumo:

  • Nas horas de lazer, troque o shopping pelos parques e locais culturais
  • Não saia para as compras acompanhado por crianças
  • Não compre por impulso 

Manter o foco na compra do seu imóvel novo é tirá-lo, aos poucos, do plano imaginário. A cada atitude pautada no planejamento para essa aquisição, ela se tornará mais viável.

Outros posts

  1. Vamos pedalar juntos pela Minha Lajeado?

    Vamos pedalar juntos pela Minha Lajeado?

    Pedalar está super em alta e também traz vários benefícios para a sua saúde, como: melhora da resistência, aceleração do metabolismo, reduz colesterol, ajuda a regular a pressão e também diminui o str...

  2. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  3. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.