Mitos e verdades sobre financiamento imobiliário
Voltar para o blog

Mitos e verdades sobre financiamento imobiliário

Para muitos o financiamento é a única forma possível para realizar o sonho da casa própria. Afinal de contas, são poucos os que tem todo o valor para quitar o imóvel de uma única vez.

Porém, financiar um imóvel é uma transação que não pode deixar dúvidas, principalmente por se tratar de um valor agregado e com longo período de pagamento.

Então, vamos tirar algumas dúvidas? Só se for para já!

  • Vale a pena antecipar as parcelas?

VERDADE! Além de diminuir o tempo total para quitar o financiamento, você consegue diminuição das taxas de juros que estão embutidos nas parcelas que são pagas antecipadamente.

Se você tem interesse em adotar essa prática, é recomendado que procure a instituição bancária e informe sobre a vontade de antecipar as parcelas, lembrando de solicitar o abatimento dos juros incluídos nos valores. Isso é importante porque cada instituição adota um procedimento diferente nessas negociações.

 

  • É vantagem comprar imóvel na planta?

SIM! Dependendo do valor do imóvel você só consegue financiar 80% nas instituições bancárias, sendo que os outros 20% você deverá desembolsar e é neste momento que entra a vantagem de adquirir o imóvel na planta, pois você tem a possibilidade de pagar a entrada de forma parcelada para a construtora enquanto a obra vai sendo finalizada.

 

  • Posso financiar qualquer imóvel?

MENTIRA! Na hora de adquirir um financiamento, o imóvel é a garantia de que o crédito será pago. Então, existe uma análise criteriosa e com regras, que acabam por inabilitar alguns imóveis.

Exemplos de imóveis que não podem ser financiáveis: imóveis que não tem documentação ou que a documentação apresenta problemas e imóveis localizados em áreas alagáveis.

 

  • Posso usar o FGTS para amortizar saldo do financiamento?

SIM E NÃO! Isso mesmo! Você pode usar para abater valor da entrada, pagar prestações ou quitar o imóvel.

 Mas, preste atenção aqui, precisa ter no mínimo de 36 meses de contribuições, mesmo que em empregadores diferentes, então, se você não tiver este tempo de contribuição, você não conseguirá usá-lo!

 

Mas lembre-se o FGTS é um fundo de reserva para casos emergenciais, como doença grave ou desemprego. Utilizá-lo para amortizar o saldo devedor do financiamento é abrir mão dessa reserva.

 

  • A instituição financeira faz uma pesquisa sobre a minha vida?

VERDADE! A instituição faz uma análise sobre a sua capacidade de pagamento, seu histórico anterior como pagador e também um levantamento sobre a existência de dívidas pendentes.

Então, se está pensando em comprar um imóvel segure as pontas e não use muito o seu cartão de crédito!

Um exemplo é a Caixa Econômica, eles têm um sistema de risco de crédito, no qual buscam dados sobre o seu nível de endividamento e calculam a possibilidade de você conseguir ou não pagar o financiamento. O contrato só será fechado se o sistema concluir que você tem condições reais de arcar com esse compromisso.

 

Esperamos ter tirado algumas dúvidas suas ;)

Qualquer dúvida que você tenha sobre esse tema, nos chame vamos conversar!

Outros posts

  1. SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL

    SAIBA COMO USAR O FGTS PARA COMPRAR SEU IMÓVEL   1- Quem pode usar? Trabalhadores com pelo menos 3 anos de carteira assinada, recebendo FGTS. Os valores podem vir de empresas...

  2. Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    Quero me mudar, mas como posso vender meu imóvel?

    De repente os filhos cresceram e saíram de casa, a família vai crescer ou até mesmo, já passou do tempo e você está pensando em mudar. Mas aí vem a pergunta, como vender meu imóvel rápido para compra...

  3. Quero alugar um imóvel e agora?!

    Quero alugar um imóvel e agora?!

    Pensando em morar sozinho ou juntar as escovas de dentes? Quem sabe até mesmo trocar de imóvel ou localização? Sabemos que nem sempre é fácil encontrar o imóvel ideal para alugar, mas nós vamos te da...

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência durante a navegação.